No vídeo abaixo, o Phillip Stout da Avast Apparel dá três dicas que fazem diferença imediata na sua jogada. O vídeo está em inglês, mas aqui explicamos os pontos principais em português:
1. Olhar no bloqueio: perder tempo virando a cabeça para seguir a jammer pode te fazer perder o bloqueio. Nos bloqueios, olhe sempre por cima do ombro oposto ao lado da pista em que te encontras (ie. perto da linha de dentro, olhe para a direita; perto da linha de fora, olhe para a esquerda). Se perder a jammer de vista, não perca tempo virando a cabeça, simplesmente mexa-se para o lado oposto do olhar, é para lá que ela foi!
2. Bloqueio de costas: um bom bloqueio de costas acontece quando tens o peso no pé correto. Como no bloqueio de costas a jogadora oposta vai vir direto e com força na tua frente, é importante lembrar para onde deves apoiar o seu peso para não deixar ela passar, e colocar o peso no pé errado é comum. Num bloqueio de costas, 80% do seu peso deve ficar em cima do pé mais próximo da linha (ie. no pé direito próximo da linha de dentro, pé esquerdo próxima da linha de fora). Isso ajuda a manter melhor controle da área e aumentar o tempo de bloqueio. Este é um exercício de hábito, não de técnica – internalize essa regra!
3. Comunicação: se você é responsável por acompanhar a jammer, comunique sempre a localização dela. Fale onde está a jammer todo o tempo, isso ajuda a equipa e você mesma. No vídeo, o Phillip usa os termos: meio, dentro e fora (middle, in, out).
Agora já podes assistir o vídeo para visualizar as dicas, and keep rolling!