2019 marca o quinto aniversário das Rocket Dolls Roller Derby Coimbra. Formadas a 4 de Fevereiro de 2014 por Vânia Ribeiro e João Penacho, são a única equipa da modalidade na cidade de Coimbra e, atualmente, a mais ativa no panorama nacional. O histórico da equipa tem sido de evolução e crescimento constantes, contando atualmente com cerca de 23 integrantes, entre a comissão técnica, atletas e arbitragem.

Depois de um começo informal que se traduziu, nos primeiros meses, em treinos na rua, passando mais tarde para o pavilhão da Escola Secundária José Falcão, casa-mãe e terreno de consolidação das Rocket Dolls ao longo de quatro anos (2014-2018), a equipa realiza agora treinos estruturados e regulares no pavilhão do Clube de Futebol de Santa Clara.

O primeiro jogo, uma partida amigável contra as congéneres de Vigo, realizou-se em outubro de 2015, com a equipa da casa a alcançar a sua primeira vitória. Desde então, as Rocket Dolls já disputaram mais de uma dezena de bouts(nome dado aos jogos oficiais deste desporto) com equipas nacionais e internacionais e participaram em vários eventos de destaque. O talento das suas atletas foi também reconhecido com algumas a serem escolhidas para integrar a Team Portugal – seleção nacional de roller derbypara as formações de 2017 e 2019.

A aposta contínua na formação incluiu bootcampscom jogadoras de referência nacional e internacional tais como Blood Runner, fundadora da primeira equipa de roller derbyde Portugal, no Porto, e Rosie Peacock, treinadora da seleção nacional da Escócia, e formações internas sobre manutenção de material, revisão das regras de jogo e formação para arbitragem. Ainda, as atletas têm também hábito de participar individualmente tanto em bootcampse formações promovidas por outras equipas, como em torneios mistos, além de organizar deslocações para assistir a torneios de alto nível, nomeadamente o Mundial de Roller Derby em Manchester (Reino Unido) e as eliminatórias do campeonato da Women’s Flat Track Derby Association na Corunha (Espanha). Numa aposta de abrir as portas a outras participantes e curiosas, já dinamizaram um workshop de kudurocom a reconhecida dançarina e cantora profissional Blaya, cujas inscrições rapidamente esgotaram, e realizam treinos abertos periódicos para recrutamento.

Coube também às Rocket Dolls a organização de dois encontros nacionais da modalidade, com a presença de outras equipas portuguesas, além da realização do Quad Cup – International Roller Derby Tournament, o único torneio internacional de roller derbyno país. As duas primeiras edições, em 2017 e 2018, contaram ao todo com cerca de duas centenas de praticantes, equipas técnicas e arbitragem de vários países, assim como bastante público, que se dirigiu ao local para conhecer melhor este desporto de patins predominantemente feminino e apoiar a equipa da casa.

Trata-se de muito mais do que uma equipa desportiva. As Rocket Dolls Roller Derby Coimbra são também uma entidade de formação, de convívio e de partilha, e um grupo de mulheres fortes e determinadas, com diferentes proveniências e trajetórias pessoais, que encontraram no roller derbyum desporto libertador e um espaço de autoafirmação intra e entre géneros, de possibilidade de feminilidades e sexualidades não hegemónicas, autonomeação, entre outras.

Five Years/Five Games

Para assinalar os cinco anos de atividade ininterrupta, a equipa conimbricense organiza uma época desportiva alargada composta por cinco jogos, todos eles ‘em casa’, e a terceira edição do Quad Cup, de modo a promover a modalidade e cativar adeptos pela cidade.

A campanha “5 years / 5 games” tem a identidade visual inspirada na saga Kill Bill, do realizador Quentin Tarantino, e que foi a base para a escolha das cores da equipa: amarelo e preto. De forma idêntica à estrutura narrativa do filme, cada jogo representa um “capítulo” na trajetória das Rocket Dolls desde sua criação.

Assim, no primeiro jogo, as Dolls partilham a pista com outra equipa portuguesa, as Lisboa Roller Derby Troopers. Nos meses seguintes, enfrentam uma equipa francesa – de Epinal – e três equipas espanholas – de Málaga, Murcia e Iruña. Para o Quad Cup recebem equipas da Alemanha, França, e Holanda.

Na época 2019, os jogos decorrem no Pavilhão Doutor Mário Mexia e no Clube de Futebol Santa Clara, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e da empresa Remax White.

Calendário de jogos:

  1. Domingo, 3 FEV – Pavilhão Doutor Mário Mexia, 15h >> RDRDC vs Lisboa RD Troopers (PT)
  2. Sábado, 23 FEV – Clube de Futebol Santa Clara, 15h >> RDRDC vs Rock n’Rollers Murcia (ES)
  3. Domingo, 24 MAR – Pavilhão Doutor Mário Mexia, 16h >> RDRDC vs Las Judas RD Málaga (ES)
  4. Domingo, 14 ABR – Pavilhão Doutor Mário Mexia, 16h >> RDRDC vs Reaper’s Crew RD Epinal (FR)
  5. Sábado 25 MAI – Clube de Futebol Santa Clara, 15h >> RDRDC vs Nafarriors RD (ES)
  6. Sábado e domingo, 6 e 7 de julho – Pavilhão Doutor Mário Mexia >> Quad Cup 2019

Sobre o Roller Derby

O Roller Derby é um desporto coletivo de contacto, predominantemente feminino (mas com normas extremamente inclusivas em termos de género), criado nos Estados Unidos na década de 1930. Jogado em patins de rodas paralelas, requer agilidade, força, velocidade, controlo, visão periférica, comunicação e trabalho de equipa. Atualmente, é considerada uma das modalidades desportivas que mais cresce em todo o mundo.

O desporto chegou a Portugal em 2011, com a fundação de uma liga no Porto. Atualmente, em Portugal a modalidade está ainda presente em Lisboa e em Almada.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s